PROJETOS

  • SUSTENTABILIDADE E PROJETOS AMBIENTAIS

    As empresas Braskem, Videolar - Innova, Arlanxeo, Oxiteno e White Martins têm como foco assegurar o menor impacto ambiental decorrente de suas atividades. Para tanto, as empresas mantêm programas próprios visando à manutenção e recuperação do meio ambiente. Dentre estes programas destacam-se o monitoramento periódico da qualidade da água, do ar, tratamento dos afluentes líquidos e controle na geração de resíduos sólidos, entre outros.

    As Empresas do Polo Petroquímico também investem em projetos ambientais nas cidades vizinhas, através da atuação do Conselho Comunitário Consultivo em Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita. 

Projeto Água Elemento Vida - parte 1

Já é uma prática comum do Polo Petroquímico do Sul apoiar projetos que envolvem a educação e o meio ambiente. O Conselho Comunitário Consultivo, canal de comunicação entre o Polo e as comunidades vizinhas, divulga e desenvolve, com o apoio das empresas do Polo, projetos de educação ambiental junto às comunidades.

 Em 2006, o Conselho propôs uma série de ações voltadas à educação ambiental. Para tanto, foi elaborado projeto que une o meio ambiente e as escolas de ensino fundamental de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo. O tema escolhido foi a água e sua correta utilização pelas pessoas, a exemplo das empresas do complexo, que tratam rigorosamente toda a água usada nos processos industriais antes de devolvê-la à natureza.

 O objetivo do projeto intitulado Água Elemento Vida, foi de conscientizar alunos e comunidades, bem como estimular a criação de hábitos necessários à conservação da água, retratando os atuais problemas ocasionados pela escassez de água no meio ambiente e as prováveis crises mundiais causadas pela má distribuição dos recursos hídricos hoje existentes. O projeto veio ao encontro da necessidade de promover a conscientização da comunidade em relação ao uso racional da água como nosso mais valioso bem natural. Para isso, foram realizadas diversas palestras nas escolas e atividades em sala de aula, envolvendo maquetes, música, desenhos, teatros, pesquisas, em que as crianças demonstraram seu conhecimento acerca do assunto e seus cuidados com a preservação da água.