NOTÍCIAS

14/09/2017

Simulado de emergência do Polo envolveu mais de 5 mil pessoas

Quinta edição contou com as empresas Arlanxeo, Braskem, BRK Ambiental, Innova, Oxiteno e White Martins

Encerrou por volta das 11h40min desta manhã, 14 de setembro, o exercício simulado de Evasão Geral do Polo Petroquímico de Triunfo. A quinta edição envolveu mais de 5.200 pessoas das empresas Arlanxeo, Braskem, BRK Ambiental, Innova, Oxiteno e White Martins. 

O simulado é organizado pelos grupos técnicos PAM e PAM Médico e Comissões de Gestão de Crises e de Infraestrutura do COFIP e tem como objetivo principal avaliar e aprimorar os processos, além de reforçar a cultura dos trabalhadores do Polo para situações reais de emergência.

Segundo o diretor administrativo do Comitê de Fomento Industrial do Polo Petroquímico de Triunfo (COFIP-RS), Sidnei Alves do Anjos, o exercício foi baseado em um cenário real de emergência tecnológica, com atendimento às vítimas e necessidade de evasão de plantas e bloqueio das vias de acesso. “A simulação foi de um vazamento em um tanque de nafta da Braskem, resultando em explosão com seis vítimas, que foram estabilizadas e três delas encaminhadas para hospitais de referência”, explica Sidnei.

Foi exercitada, também, a remoção de pessoas do perímetro industrial correspondente ao cenário do risco simulado, por meio de transporte coletivo para fora do Polo, em área de total segurança.

Para os organizadores o treinamento atingiu plenamente os objetivos desta edição, além de trazer importantes subsídios para aperfeiçoamento na gestão dos processos.


Voltar