NOTÍCIAS

14/06/2016

Quatro projetos gaúchos são premiados no Ciclo da Sustentabilidade - Edição Ciclo Verde

Os ganhadores terão apoio técnico de uma consultoria especializada, apoio financeiro de até R$ 10 mil e participarão de documentário nacional

Quatro projetos gaúchos voltados a sustentabilidade foram premiados esta semana no Ciclo da Sustentabilidade - Edição Ciclo Verde. Na cidade de Montenegro, o ganhador foi o projeto “Gotas dos ODS”, de Diego Gazola. A iniciativa propõe levar mensagens de conscientização sobre sustentabilidade, por meio de intervenções artísticas  espalhados pela cidade. Representando o município de Nova Santa Rita venceu a iniciativa “Produção Orgânica e Biodiversidade”, de Olímpio Vodzik, que visa o cultivo de produtos orgânicos e um ponto de educação ecológica para estudantes e produtores rurais. Já em São Leopoldo, o ganhador foi a  “Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino”, que, por meio da reutilização de óleo de cozinha, fabrica itens de higiene e limpeza. E a escola E.M.E.I. Aly de Lima Poeta foi vitoriosa com o projeto “Uma Escola de Portas Abertas”, na cidade de Triunfo. O objetivo do projeto é a construção de um espaço para aulas de educação ambiental e de socialização da comunidade. Ao todo, foram 110 projetos inscritos no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro durante os meses de abril e maio.

Composta por representantes das empresas patrocinadoras, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação, imprensa local e da sociedade civil, a banca julgadora elegeu as melhores ideias participantes que buscam solucionar e/ou minimizar problemas socioambientais nas localidades e que foram identificados por pessoas físicas, ONGs, coletivos e instituições de ensino.

Agora, para iniciar o cronograma de execução, na próxima semana, já estão agendadas reuniões com todos os projetos e as visitações aos espaços. O objetivo é mapear com cada representante os principais objetivos, metas e expectativas de resultados de cada projeto.

Os vencedores, além de terem suas histórias retratadas em um filme documentário nacional sobre sustentabilidade de 52 minutos, ganharão um vídeo institucional próprio. A parceria com o Ciclo Verde, iniciativa que mobiliza pessoas, ONGs e escolas a observarem os problemas socioambientais de sua comunidade e proporem soluções para minimizá-los ou solucioná-los, também irá oferecer aos vencedores apoio financeiro de até R$10.000,00 e apoio técnico realizado por uma consultoria especializada.

As bancas técnicas e as premiações aconteceram nos dias 07, 08, 09 e 10 de Junho nos municípios de Montenegro, Triunfo, Novas Santa Rita e São Leopoldo, respectivamente. Estiveram presentes nos eventos secretários municipais, prefeitos, imprensa, representantes do projeto e comunidade em geral.

A iniciativa, apresentada pelo Ministério da Cultura, conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos municípios e com o patrocínio das multinacionais LANXESS e ARLANXEO. As empresas, ao se envolverem com o projeto, assumem seu compromisso de estimular o desenvolvimento de soluções sustentáveis, que ajudem às comunidades participantes a enfrentarem os desafios cotidianos relacionados a Mobilidade, Urbanização, Agricultura e Água.

Serviços:

Montenegro - Projetos ganhadores:

1° - Gotas dos ODS
2° -  E.M.E.F. Bello Faustino dos Santos
3° - Agricultura Biodinâmica nas Escolas - Pedagogia do Fazer

Triunfo - Projetos ganhadores:
1° - E.M.E.I. Aly de Lima Poeta: Uma Escola de Portas Abertas
2° - Sustentabilidade: Legado Imprescindível
3° - Reciclagem de lixo

Nova Santa Rita - Projetos ganhadores:
1° - Produção Orgânica e biodiversidade
2° - Água Boa para Todos
3° - Bilhete Azul: uma proposta de Educação Ambiental

São Leopoldo - Projetos ganhadores:
1° - Cooperativa de Trabalho Mundo mais Limpo: preservação ambiental e protagonismo feminino
2° - Fortalecendo a coleta seletiva em São Leopoldo/RS com a instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV)
3° - Projeto Horta Mãe-da-Terra: Educação Ambiental e Cidadania.

Site do Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde: www.ciclodasustentabilidade.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ciclodasustentabilidade
Público alvo: pessoas físicas, instituições de ensino, organizações não governamentais (ONGs), coletivos, associações, cooperativas, grupos, entre outros.

Informações à imprensa Ciclo da Sustentabilidade – edição Ciclo Verde:
Inaiara Dias Cunha
Tel: 51 3023-2276
Cel: 51 9979-0598
inaiaracunha@gmail.com


Voltar