NOTÍCIAS

13/06/2018

PLASTCOLAB realiza sua 2ª edição em Porto Alegre

De 22 de junho a 1º de julho, os visitantes poderão entender como a tecnologia e o plástico podem transformar o futuro

Um cubo mágico de 9 metros de altura para vivenciar, aprender e entender como o plástico, aliado à tecnologia, à criatividade e à responsabilidade, pode transformar nosso dia a dia e nosso futuro.

Na 1ª edição, em São Paulo, milhares de pessoas vivenciaram experiências incríveis, interagindo com projetos de impressão 3D, drones, robôs, oficinas, palestras e hackathons. Agora, o 2º PlastCoLab acontece em Porto Alegre/RS, de 22 de junho a 1º de julho de 2018, com a realização da Abiplast e da Braskem.

O Plastcolab, um makerspace pop up, mostra a força do Movimento Maker e o poder de transformação do plástico. O Movimento Maker é uma extensão tecnológica do faça-você-mesmo, que tem como base a ideia de que as pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar diversos tipos de projetos e objetos com as próprias mãos.

Importância do plástico

O plástico é um dos materiais mais importantes para o movimento. O plástico se torna vetor de transformação, pois é um material resistente e versátil. “O plástico possibilita a prototipagem e a fabricação de projetos inovadores e relevantes para a sociedade, seja por meio da impressão 3D, do processo vacum forming, da usinagem ou do corte a laser”, explica o arquiteto e maker Samuel Biron.

Tecnologia e produção artesanal

Juntar tecnologia com produção artesanal é a chave para que o Movimento Maker continue evoluindo. “Quando o ser humano entender que é capaz de criar e produzir qualquer coisa e que a tecnologia está cada vez mais acessível, isso vai causar um grande impacto positivo para o planeta”, diz ele. 

E continua: “E já vem causando. Cada vez mais os consumidores estão se tornando produtores. Cada vez mais as pessoas estão se tornando artesãs do futuro. E são elas que serão vetores na descentralização da cadeia produtiva das grandes indústrias, na distribuição de renda, no consumo consciente e na reciclagem de materiais. Assim, se apropriam das tecnologias existentes e criam novas, usando-as como ferramentas, sem deixar o trabalho manual e o cuidado com detalhes que só os produtos feitos à mão têm”. 

Serviço:
PlastCoLab 2a edição – Porto Alegre
Shopping Iguatemi: Av. João Wallig, 1800 – Estacionamento externo – Acesso 2
De 22/6 a 1/7/2018
De segunda a sexta, das 12h às 18h. Sábados e domingos das 13h às 21h.
Saiba mais e inscreva-se nas oficinas: plastcolab.com.br

Fonte: www.plasticotransforma.com.br


Voltar