NOTÍCIAS

22/03/2019

Garrafas de Plástico Verde levarão mais água para África e Ásia

Braskem e Join the Pipe fazem parceria para produção de garrafas a partir do plástico desenvolvido no Polo de Triunfo. Renda será revertida para projetos sociais

A Braskem se uniu a Join The Pipe, empresa de água holandesa, para distribuição de garrafas de água sustentáveis e reutilizáveis, feitas com Plástico Verde I'm green ™, nos Estados Unidos e em países da África e Europa.

A distribuição teve início neste mês de março e a renda gerada a partir da comercialização do produto será destinada a mais de 300 projetos sociais em países em desenvolvimento, a maioria deles na África e na Ásia. Os projetos incluem a instalação de bombas d’água em aldeias, a distribuição de água em escolas e mutirões de limpeza para resolver a questão dos resíduos plásticos.

Comprometida com a Economia Circular, a Braskem investe cada vez mais em medidas que incentivem a reciclagem e a produção de novas resinas renováveis e novas tecnologias, além de modelos de negócios que privilegiem o reuso do plástico. A Join the Pipe visa reduzir as garrafas de água individuais, oferecendo uma solução multiuso, ampliando o acesso global à água limpa da torneira, instalando fontes de água potável e distribuindo água potável de forma justa e sustentável. Marco Jansen, diretor comercial de bio-plásticos da Braskem na Europa e na América do Norte, explica que a parceria com a Join the Pipe tem o objetivo de apresentar as garrafas de água reutilizáveis feitas de plástico renovável como uma proposta para embalagens convencionais de uso individualizado. “O apoio a essa iniciativa se encaixa perfeitamente no objetivo da Braskem, de criar soluções sustentáveis que melhorem a vida das pessoas”, afirma.

Para Jansen, as aplicações de plástico de base biológica, como as embalagens multiuso da Join the Pipe, estão alinhadas com os esforços da Braskem no sentido de incentivar uma Economia Circular global. “Esta parceria é um excelente exemplo da busca por soluções inovadoras e sustentáveis por meio do uso de plásticos”, ressalta.

Além de ser 100% reciclável, o Plástico Verde I'm green ™ da Braskem é feito a partir da cana-de-açúcar, fonte renovável, que contribui para a redução da emissão dos gases do efeito estufa na atmosfera ao capturar 3,09 toneladas de gás carbônico durante seu processo produtivo. Andrews Eversden, diretor geral da Join the Pipe, explica que o acordo entre as duas empresas é importante para dar continuidade na missão de fornecer garrafas de água sustentáveis multiuso em todo o mundo. “Ao oferecer água potável em uma embalagem reutilizável produzida localmente e feita de Plástico Verde, tornamos nossas garrafas ainda mais sustentáveis. A Braskem está nos ajudando a reduzir nossa emissão de carbono nos apoiando na missão de incentivar as pessoas ao redor do mundo a beberem mais água da torneira, com opções reutilizáveis”, finaliza.

 Sobre a Join the Pipe

A Join the Pipe oferece uma alternativa sustentável e acessível às garrafas de água descartáveis de plástico. Ao pré-encher e selar garrafas multiuso bem desenhados e instalar fontes de água potável, a Join the Pipe oferece uma solução completa para o problema de resíduos advindos de plásticos de uso único. Até o momento, a Join the Pipe já instalou mais de 3000 pontos de água potável em toda a Europa, abastecendo os principais supermercados da Holanda com uma opção de garrafa de água reutilizável. Com a renda gerada pelas garrafas e fontes, a Join the Pipe criou projetos de água em países em desenvolvimento. Ao distribuir garrafas reutilizáveis para crianças em idade escolar, instalando bombas de água e organizando limpezas na cidade, tem-se por objetivo resolver a raiz do problema do lixo plástico descartável. A organização holandesa realizou mais de 350 desses projetos em muitos países africanos e asiáticos. Para mais informações, acesse www.join-the-pipe.org ou envie um e-mail para andrew@join-the-pipe.org.

Sobre a Braskem

Com mais de 41 plantas no Brasil, EUA, México e Alemanha, a Braskem acredita que o plástico, através de todas as suas possibilidades e soluções sustentáveis, melhora a vida das pessoas, sendo essencial usá-lo com responsabilidade, reutilizando, reciclando e recuperando o material ao máximo. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas de produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 50 bilhões em 2017.

 

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA


Voltar