NOTÍCIAS

15/09/2016

Exercício no Polo Petroquímico de Triunfo simula evasão geral

O simulado abrangeu cenário de emergência, atendimento e evasão de cerca de seis mil colaboradores do Polo

O Polo Petroquímico de Triunfo realizou nesta quinta-feira (15/09) pela manhã o seu 4º Exercício Simulado de Evasão Geral, mobilizando as empresas e trabalhadores da região. Organizado pelos grupos técnicos do PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e PAM Médico do Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP), responsáveis pelo atendimento médico e operacional do local, o simulado abrangeu um cenário de emergência, atendimento a pessoas e evasão de cerca de seis mil colaboradores que atuam no perímetro do Polo Petroquímico para os pontos de encontro externos, conforme procedimentos de evasão. A Superintendência de Tratamento de Efluentes Líquidos e Resíduos Sólidos da Corsan (SITEL) também participou do exercício.

Iniciado por volta das 9h, o simulado começou a partir de um cenário de emergência tecnológica com vítimas em uma das plantas industriais associadas ao COFIP. A evasão iniciou logo após o soar do alarme de emergência nas empresas. As pessoas se deslocaram a pé para os pontos de encontro internos de cada unidade industrial e, logo a seguir, para os pontos de encontro externos. O exercício deste ano incluiu ainda a remoção de cerca de 1.000 pessoas que trabalham em indústrias situadas dentro do que seria o raio de abrangência do cenário da simulação, para um ponto externo ao polo, mediante uso do sistema integrado de transporte. O exercício durou cerca de três horas.

O objetivo do simulado foi reforçar a cultura de prevenção e prontidão das pessoas para eventuais situações de emergência, bem como avaliar os procedimentos de evasão das empresas, especialmente o tempo de resposta das pessoas ao alarme e o tempo de deslocamento até os pontos externos de encontro. Todo o treinamento foi baseado nos protocolos de evasão e de atendimento médico.

“Esse foi nosso quarto exercício integrado. Os objetivos foram plenamente atendidos e atestam nossa sinergia e evolução contínua à integração das melhores práticas em gestão de segurança no condomínio industrial”, diz Sidnei Anjos, diretor administrativo do COFIP.

Nas próximas semanas, os Grupos de Trabalho do PAM e PAM Médico farão uma análise crítica dos resultados das avaliações realizadas pelas equipes que acompanharam o exercício, visando o aprimoramento contínuo da gestão.

O 4º Simulado de Emergência do Polo abrangeu funcionários e terceiros da Braskem, Videolar-Innova, Arlanxeo, Oxiteno, White Martins e Odebrecht Ambiental. O exercício contou com apoio da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros.


Voltar