NOTÍCIAS

09/06/2016

Evento apresenta resultados da campanha de poluentes prioritários de 2015

Monitoramento buscou verificar possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades do Complexo Petroquímico

No dia 8 de junho, foram apresentados os resultados da campanha de monitoramento de poluentes prioritários realizada em 2015. O evento ocorreu no auditório da UNIB 2 RS e contou com a presença de funcionários do Polo, integrantes do CCC e membros das comunidades próximas às empresas.

A campanha de monitoramento consistiu na coleta de 400 amostras em 80 pontos estratégicos do Polo Petroquímico de Triunfo, incluindo matrizes ambientais como águas superficiais, subterrâneas e pluviais, efluentes líquidos, solo, sedimentos, lodo, carvão, cinza, ar e emissões atmosféricas.

Todas as amostras coletadas foram enviadas para o laboratório canadense Maxxam, considerado uma referência mundial em análises ambientais. Os poluentes prioritários verificados constituem uma lista de substâncias perigosas ao meio ambiente discriminadas pela EPA (Environmental Protection Agency, ou Agência de Proteção Ambiental Americana).

Este monitoramento teve por objetivo verificar possíveis impactos ambientais decorrentes das atividades do Complexo Petroquímico e de suas imediações, através de uma avaliação ambiental cientificamente adequada e baseada em dados analíticos confiáveis.


Voltar