NOTÍCIAS

03/06/2016

Estação Ambiental Braskem comemora 25 anos do seu Museu de Ciências Naturais

Durante todo o mês de junho, visitantes poderão conferir novo equipamento de realidade virtual

A Estação Ambiental Braskem (EAB) comemora os 25 anos do seu Museu de Ciências Naturais no próximo dia 04/06, em plena Semana do Meio Ambiente. Para celebrar o aniversário, durante todo o mês de junho os visitantes da EAB vão poder experimentar o Beenoculus, um equipamento de realidade virtual que mostrará um filme em 360º com as principais atrações da Estação. Localizado dentro da antiga Casa Rosa, em Triunfo (RS), o Museu foi inaugurado em 1991, mas passou a receber visitas do público externo em 1994.

A Estação Ambiental possui uma área de 68 hectares de preservação. Até 2014, foram mapeadas mais de três mil espécies de animais e plantas no local, algumas inéditas no RS. Além do Museu de Ciências Naturais, a Estação possui também mirantes, jardim sensorial, sala do Plástico Verde, entre outras atrações.

No início dos anos 1980 a região já era monitorada diariamente, para se verificar os possíveis impactos oriundos das atividades industriais do polo. Com o passar do tempo, observou-se o desenvolvimento cada vez maior da fauna e da flora no local, daí surgiu a ideia de se criar uma área de preservação ambiental para se acompanhar de perto o desenvolvimento das espécies. Em 1991, a EAB inaugurava o seu Museu de Ciências Naturais, com destaque para o espaço de taxidermia, com a reprodução de diversos animais que habitam o local.

Hoje, a Estação recebe estudantes de todo o estado em visitas guiadas, que promovem educação ambiental por meio de jogos e trilhas, em meio à mata nativa. Há também um programa específico para as escolas das cidades de Nova Santa Rita, Montenegro e Triunfo. Somente em 2015, a Estação foi visitada por mais de 2,4 mil alunos.

  

De portas abertas para os estudantes

Turmas de alunos do Ensino Fundamental, Médio e Superior podem agendar visitas à EAB, para conhecer de perto o trabalho de preservação e monitoramento realizado no local. As visitas devem ser agendadas pelo telefone (51) 3457.6432 ou no site da Braskem (www.braskem.com.br), na aba Contatos/Visita.


Voltar