NOTÍCIAS

24/08/2017

Espaço Cultural Braskem comemora um ano com atividades interativas

Atividades comemorativas ocorrerão dia 27 de agosto no local

O Espaço Cultural Braskem está completando um ano de existência com uma programação cheia de atividades interativas. Quem for até o local no próximo domingo, 27/08, poderá participar do jogo “ciclo do plástico”, fazer uma visita virtual à estação ambiental Braskem através do Beenóculus e conhecer o mascote da estação, a Capivara. As crianças poderão ainda aproveitar para ouvir histórias na praça da sustentabilidade, um espaço em meio às árvores que contém bancos e mesas feitos a partir de material reciclado, para integrar e minimizar o impacto da presença do homem em meio à natureza. As atividades acontecem das 15h às 16h do domingo.

O jogo “Ciclo do Plástico” é um tabuleiro gigante em que cada participante é o pino que avança casas, em busca da vitória. Até chegar ao final, o jogador descobre como surge o plástico, desde a matéria-prima, o desenvolvimento das resinas termoplásticas e a transformação em materiais que são essenciais para as pessoas como sacola plástica, roupa, escova, mesa, cadeira, e aprende sobre a reutilização de materiais descartados.

O Beenóculus é outra atividade que deve imergir o público no tema sustentabilidade. O óculos é um equipamento de realidade virtual que mostrará aos visitantes imagens em 360º da Estação Ambiental Braskem – cinturão verde que circunda o polo petroquímico de Triunfo, reunindo uma ampla variedade de espécies da fauna e da flora gaúcha.

O Espaço Cultural Braskem foi inaugurado no dia 21 de agosto de 2017, ao serem concluídas as obras de revitalização da Estação Ferroviária de Montenegro, que foi construída em 1909. As obras resgataram um pouco da história e da cultura da sociedade montenegrina. A Estação da Cultura de Montenegro conta com um café, auditório, biblioteca, uma grande área de lazer, com o Museu Histórico Nice Antonieta Schuller, e com a Pinacoteca Municipal Ênio Pinalli.

Durante seus primeiros doze meses de existência, o Espaço Cultural Braskem recebeu inúmeros eventos culturais, como shows do músico Renato Borghetti, acompanhado dos alunos do projeto Gaita na Fábrica, apresentação do teatro de Sombras do Grupo Pregando Peças, edição especial Fronteirinhas do Pensamento para as escolas, além de palestras sobre meio ambiente. No mês de novembro, a estação receberá a visita de um projeto que combina arte e sustentabilidade a bordo de um caminhão: a caravana cultural.

O projeto de revitalização é resultado da parceria entre a prefeitura municipal de Montenegro com a EFICA (Entidade de Filantropia, Cultura e Arte) e a Braskem. As obras contaram com investimento de R$ 698 mil da Braskem através da Lei Pró-Cultura/RS e contrapartida da prefeitura.


Voltar