NOTÍCIAS

22/11/2010

Encerramento do Concurso Cultural Ação Sustentável 2ª Edição

O grande objetivo do Concurso Cultural Ação Sustentável - Segunda Edição, foi contribuir para a divulgação do conceito e prática do desenvolvimento sustentável, promovendo a mobilização...

O grande objetivo do Concurso Cultural Ação Sustentável - Segunda Edição, foi contribuir para a divulgação do conceito e prática do desenvolvimento sustentável, promovendo a mobilização e conscientização para um futuro melhor.
Dentro do tema, alunos das escolas participantes mostraram através de um vídeo o que é sustentabilidade. O trabalho deveria ser desenvolvido de forma atrativa, criativa e diferente.
De uma forma geral, o Concurso Cultural envolveu um total de 3.025 estudantes que, juntamente com seus professores orientadores e demais membros das comunidades escolares, tomaram conhecimento do projeto.
Foram 15.479 acessos ao site falecomopolo.com.br nos meses de setembro e outubro de 2010. Além do projeto, todos os envolvidos puderam saber mais sobre o Polo e suas empresas, sobre
a existência do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico do Sul e sobre o que, de fato, significa o termo “Sustentabilidade”.

Premiação

No dia 04 de novembro de 2010 foi feita a entrega da premiação do Concurso Cultural Ação Sustentável 2ª Edição às escolas vencedoras de Triunfo.
Às 8h30min, a Escola Liberato Vieira Salzano da Cunha recebeu os integrantes do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico do Sul, Pedro Canízio, Odila Vasconcelos e Maria Luíza Krever, além de Camila Machado, representante da Lanxess e Rodrigo Argerick, Francyelle Cascaes e Patrícia Griebeler, da Argerick Comunicação. A diretora da instituição, Eliane Milk fez a abertura da cerimônia, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido
pelos alunos, em conjunto com suas famílias e comunidade em geral. Após a execução do Hino Nacional, o conselheiro Pedro Canízio apresentou todos os presentes e deu início à entrega dos prêmios ao grupo vencedor, autor do vídeo intitulado “Sustentabilidade com garrafas PET”.
A Escola Jozué M. dos Santos ficou em 2º lugar em Triunfo e os alunos responsáveis pela criação do vídeo “Amigos do Jacuí” também receberam os seus prêmios em cerimônia realizada no dia 04/11. A abertura dos trabalhos ficou por conta do Conselheiro Pedro Canízio, que também é diretor da escola.
O 3º colocado do Concurso Cultural Ação Sustentável Segunda Edição foi o grupo da Escola Gonçalves Dias, com o projeto “EcoCidade”.
A entrega dos prêmios também foi precedida de uma cerimônia de apresentação dos presentes, realizada pela Diretora Dilce Virgínia Brandão e pelos Conselheiros Pedro Canízio
e Odila Vasconcelos. Além dos convidados já citados anteriormente, também participou do evento o Professor Jorge Gomes Barbosa, representando a Secretaria Municipal de Educação.
No dia 05 de novembro de 2010 foi feita a entrega da premiação das escolas vencedoras em Nova Santa Rita.
Às 8h30min, a Escola Homero Fraga abriu suas portas para receber os integrantes do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico do Sul, Nestor Mayer, Rosemari Hermann,
Cláudio Proença e Manoel Lourenço Graiz, além de Edson Teixeira, representante da White Martins e Francyelle Cascaes e Patrícia Griebeler, da Argerick Comunicação. Com a presença de autoridades locais, a diretora Viviane Pereira L. Pinheiro fez a abertura da cerimônia, ressaltando a importância que teve, para a sua escola, participar do Concurso Cultural Ação Sustentável e convidou todos os presentes a cantarem o Hino Nacional e, posteriormente, assistirem ao vídeo vencedor do Concurso.
Nestor Mayer, coordenador do Conselho Comunitário apresentou todos os presentes e deu início à premiação aos integrantes do grupo responsável pelo projeto “HF Ecologia”.
A Escola Tiradentes ficou em 2º lugar em Nova Santa Rita e os alunos responsáveis pela criação do vídeo “Pensar, sentir, agir...O planeta é nosso” também receberam os seus prêmios em cerimônia realizada no dia 05/11. A abertura dos trabalhos ficou por conta do Coordenador do Conselho Comunitário Consultivo Nestor Mayer, que apresentou os representantes do Conselho, empresas, agência de comunicação e CPM da escola que estavam no local. Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a Diretora Janaína da Rosa Pereira destacou que a escola já vem há algum tempo inserindo o tema sustentabilidade em suas disciplinas, incentivando todos os professores a abordarem o assunto. O 3º colocado do Concurso Cultural Ação Sustentável Segunda Edição foi o grupo da Escola Nova Sociedade, com o projeto “Construção de uma cisterna”.
A entrega dos prêmios também foi precedida de uma cerimônia de apresentação dos presentes, realizada pela Diretora Elaine da Rosa e pelo Conselheiro Nestor Mayer.
No dia 09 de novembro de 2010 foi feita a entrega da premiação do Concurso às escolas vencedoras de Montenegro.
Às 8h30min, a Escola Etelvino de Araújo Cruz recebeu os integrantes do Conselho Comunitário Consultivo do Polo Petroquímico do Sul, Suzana Schommer e Iara Stertz, além de Clarissa Westphalen, representante da Innova, Margane da Silva, representante da Braskem, Jorge Schmatz, representante da DSM, Everton Argerick, Francyelle Cascaes e Patrícia Griebeler, da Argerick Comunicação. Com a presença do secretário municipal da educação, Ricardo Kranz, a diretora Marilete Leal Kuhn fez a abertura da cerimônia, ressaltando a importância que teve, para a sua escola, participar do Concurso Cultural Ação Sustentável . Após, todos os presentes entoaram o Hino Nacional.
Suzana Schommer, do Conselho Comunitário Consultivo, convidou a todos para assistirem ao vídeo vencedor e, posteriormente, deu início à premiação aos integrantes do grupo responsável pelo projeto “Conversando sobre sustentabilidade”.
A Escola Etelvino também ficou em 2º lugar em Montenegro. Os alunos responsáveis pela criação do vídeo “Dois mundos” receberam os seus prêmios na mesma cerimônia realizada no dia 09/11. Clarissa Westphalen e Margane da Silva agradeceram em nome do Polo falando aos estudantes e professores sobre a importância da participação de todos para realização do concurso e da conscientização acerca do tema sustentabilidade.
O 3º colocado do Concurso Cultural Ação Sustentável Segunda Edição foi o grupo da Escola Delfina Dias Ferraz, com o projeto “Retrospectiva”.
A entrega dos prêmios aconteceu no dia 09/11 e também foi precedida de uma cerimônia de apresentação dos presentes, realizada pela Conselheira Suzana Schommer.
Estavam no evento Iara Stertz, integrante do Conselho Comunitário Consultivo do Polo, além de Clarissa Westphalen, representante da Innova, Margane da Silva, representante da Braskem, Jorge Schmatz, representante da DSM, Francyelle Cascaes e Patrícia Griebeler, da Argerick Comunicação.

Os alunos vencedores em cada cidade e seus professores coordenadores do projeto ganharam uma ecomochila personalizada, uma câmera digital, um mp4, uma medalha e um certificado. A escola foi contemplada com um projetor multimídia, trofeu e certificado de participação.
Os alunos e professores dos grupos que ficaram em segundo e terceiro lugares receberam uma ecomochila personalizada, um mp4, uma medalha e certificado de participação. A escola recebeu trofeu e certificado.

Confira as fotos dos grupos vencedores!

Voltar