NOTÍCIAS

14/03/2017

Edição especial do Fronteiras Educação ocorre no dia 15 de março em Montenegro

Módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento oferece para escolas públicas uma aula interativa com o tema Tolerância, liberdade e convivência

Atentados em diversos países, guerras civis, fronteiras fechadas para refugiados e ataques à liberdade de expressão. Estas são apenas algumas das facetas que a intolerância pode adquirir em nossa sociedade desigual. Violência e preconceito resultam em uma indisposição ao pensamento livre e à convivência, tornando-se imprescindível debater todos estes temas - principalmente nas escolas. Este é o objetivo do Fronteiras Educação, encontro voltado para os jovens a partir da sexta série do ensino fundamental das redes públicas de ensino. A iniciativa gratuita já vem sendo realizada há oito anos, paralelamente ao ciclo internacional de conferências Fronteiras do Pensamento, e uma edição especial do evento ocorre na próxima quarta-feira, 15 de março, das 9h às 11h, na Estação da Cultura de Montenegro (R. Osvaldo Aranha, 2215, Ferroviário). Fronteiras Educação – Diálogos com a Geração Z em Montenegro conta com o patrocínio da Braskem e apoio da Prefeitura Municipal. As inscrições estão sendo realizadas por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro.

Sobre o Fronteiras Educação - Tolerância, liberdade e convivência

Com o auxílio de fascículos didáticos concebidos por um time de especialistas acadêmicos e designers, e também de aulas interativas com duas horas de duração, o Fronteiras Educação consiste num espaço para dialogar com os jovens da Geração Z e os seus professores. O encontro intitulado Tolerância, liberdade e convivência vai promover um grande bate-papo apresentado pela historiadora e professora da UFRGS, Joana Bosak, juntamente com o convidado especial Rodrigo Lopes, jornalista de Zero Hora, e vai pautar o combate à intolerância cultural, econômica, religiosa, sexual e racial. Ao se buscar a igualdade e a inclusão, atuamos para que a humanidade possa caminhar na direção de um futuro digno para todos. O contemporâneo – digital e conectado – diminuiu as distâncias e nos aproxima. E também é dele que pode surgir uma nova e necessária rede de solidariedade capaz de mudar o mundo. Este encontro do Fronteiras Educação traz reflexões importantes sobre como respeitar as diferenças a partir das ideias de pensadores como Zygmunt Bauman, Richard Sennett, Mary Robinson e Edgar Morin – todos conferencistas que já participaram dos palcos ou dos produtos culturais desenvolvidos pelo Fronteiras do Pensamento. 

Sobre o Fronteiras do Pensamento

Iniciativa cultural múltipla e consagrada, o Fronteiras do Pensamento realiza, há mais de uma década, conferências internacionais que servem como plataforma para a criação de vários conteúdos, direcionados aos mais diversos públicos e desenvolvidos em diferentes formatos.O projeto járealizou mais de 200 conferências internacionais, apresentadas para mais de 170 mil espectadores, gerando também 24 filmes de curta e média metragens, mais de 500 vídeos publicados no YouTube, séries de livros e mais de 30 mil fascículos educacionais distribuídos - além de diversas outras publicações que podem ser acessadas no portal www.fronteiras.com.

Serviço

Fronteiras Educação – Diálogos com a Geração Z em Montenegro

Dia 15 de março, das 9h às 11h

Estação da Cultura de Montenegro - R. Osvaldo Aranha, 2215, Ferroviário

Inscrições com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Montenegro

Evento gratuito, vagas limitadas.


Voltar