NOTÍCIAS

14/08/2019

Comunidade do entorno do Polo ganha conselho comunitário

O Conselho Comunitário Consultivo (CCC) do Polo é a conexão mais direta entre as empresas do complexo petroquímico e as comunidades que o rodeiam. Atualmente, ele é formado 27 voluntários das cidades de Montenegro, Nova Santa Rita e Triunfo. O foco dos conselheiros é levar para a população informações do Polo sobre saúde, segurança e meio ambiente.

Atuando nos três municípios há 16 anos, o CCC entendeu que há uma comunidade que possui uma ligação ainda mais direta com o Polo: a chamada região do entorno, formada por Rincão dos Pinheiros, Banhado dos Caçadores, Vila dos Toledos, Vila Seu Homero, Vila Tieta, Vila Tomasselli, Vila Ipiranga, Fazenda Santa Clara e Trecho da TF10. Por isso, a partir do segundo semestre deste ano, o entorno conta com um conselho próprio.

Muitos moradores vizinhos do complexo têm suas vidas ligadas direta e indiretamente às atividades do Polo. Atualmente, as seis empresas instaladas no complexo (Arlanxeo, Braskem, BRK Ambiental, Innova, Oxiteno e White Martins) contam com aproximadamente 6,3 mil funcionários, gerando empregos e renda para a região.

O grupo de cinco conselheiros é coordenado por Kelly de Assunção de Souza. Ela relata que, quando aceitou ser conselheira, há três ano, a primeira coisa que pensei foi que a comunidade do entorno precisa ser abastecida de informações sobre o Polo e o seu envolvimento com a comunidade. “O meu objetivo é conectar a Escola Osvaldo Aranha, vizinha ao Polo, para nos auxiliar com essa ligação entre CCC e moradores. Atualmente estamos conseguindo atingir o objetivo a cada ação realizada, envolvendo principalmente a Comunidade Escolar, trazendo novos conselheiros e divulgando nossas ações sobre meio ambiente e segurança”, destaca.

Conheça os conselheiros

Joceara Genro da Silva
Auxiliar administrativo
Rincão dos Pinheiros
“Aceitei o convite para fazer parte do CCC para ter mais conhecimento do que se passa dentro do Polo relacionado a segurança e meio ambiente e, assim, poder levar essas informações à nossa comunidade.”

Kelly de Assunção de Souza
Coordenadora de atendimento
Rincão dos Pinheiros
"Aceitei ser conselheira por ser uma oportunidade de trazer conhecimento sobre as ações sobre segurança, saúde e meio ambiente das empresas do Polo Petroquímico para a comunidade escolar. Tenho o desejo de ampliar os meus horizontes e da comunidade através da educação.”

Maria Angélica Soares Ramirez Brizola
Atendente de creche
Vila do Toledos
“Ser conselheira é uma oportunidade única de adquirir mais conhecimento, formando um elo com a comunidade para transmitir as informações relevantes que possam conscientizar e contribuir para maior qualidade de vida da comunidade.”

Sílvia Taís Reinehr de Moraes
Agente de saúde
Vendinha
“Eu aceitei fazer parte do CCC porque sou muito envolvida na comunidade do entorno em função do meu trabalho. Sou agente comunitária de saúde e faço visitas aos moradores, os quais, geralmente, levantam questões em relação ao Polo Petroquímico. Acredito que eu possa estar colaborando nessa conexão entre o Polo e a comunidade.”

Vagner Wasum
Técnico de Segurança
Rincão dos Pinheiros
“Fazer parte do CCC é uma oportunidade de ser um articulador entre a comunidade e as empresas do Polo, tendo como objetivo uma melhor comunicação no que diz respeito a qualidade de vida, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento da comunidade do entorno.”


Voltar