NOTÍCIAS

07/11/2019

Colaboradores da ARLANXEO dividem experiências com alunos do Técnico em Petroquímica do SENAI

Visita à unidade de ensino agrega valor ao processo de qualificação de futuros candidatos a operador petroquímico e aproxima estudantes da realidade da profissão

Seis colaboradores das unidades da ARLANXEO de Triunfo HPE (High Performance Elastomers), e TSR (Tire & Specialty Rubbers) visitaram, nos dias 1º, 2 e 23 de outubro, a unidade do SENAI de Triunfo (RS) para compartilhar experiências profissionais com alunos do curso Técnico em Petroquímica. O objetivo do encontro foi apresentar o dia a dia de um operador petroquímico, os desafios e oportunidades da carreira, a rotina de trabalho em regime de turno e as características de um bom operador. Os colaboradores da ARLANXEO também contaram suas histórias de vida e trajetória dentro da empresa, mostrando quais são os valores importantes da profissão.

“Quando me perguntam o que eu faço no trabalho, tenho dificuldade em explicar, pois as tarefas são amplas e dinâmicas. Foi muito importante passar para esses futuros operadores um pouco da nossa rotina, ressaltando a importância de manter um bom ambiente de trabalho com os colegas e o quão fundamental são o apoio e a aceitação da família com nossa escala de trabalho”, ressaltou Wilian Bacaicoa, Operador Técnico V em Triunfo HPE. 

Já Alvaro Schons, Supervisor de Produção na unidade de Triunfo TSR, frisou que esses futuros operadores encontrarão em breve colaboradores veteranos, que vão auxiliá-los e serão fonte de inspiração. Ele também assegurou que a permanência de um profissional na empresa depende muito de seu próprio esforço e empenho. “Para ser um operador petroquímico, é necessário saber lidar não só com o bônus (salários compatíveis, benefícios, etc), mas também com o ônus da atividade (trabalhar nos feriados e finais de semana)”, disse Schons, que carrega na bagagem mais de 30 anos de carreira. 

Em comunicado de agradecimento enviado à ARLANXEO, os alunos do SENAI destacaram que momentos de interação com profissionais atuantes são de extrema relevância, já que os auxiliam tanto com informações detalhadas sobre a área como na parte humana da formação. “Vimos como o respeito e a valorização da segurança e da saúde fazem parte da rotina da empresa”, disseram na nota. Os jovens informaram ainda que foi possível enxergar os valores que fazem parte do trabalho de um operador petroquímico da ARLANXEO: comprometimento, empatia, dedicação, humildade, respeito, trabalho em equipe e resiliência.

Atualmente, o SENAI está com três turmas do curso Técnico em Petroquímica em andamento. Ações como essa feita pelos sites de Triunfo agregam valor ao processo de qualificação desses futuros profissionais, aproximam-nos da rotina e da realidade da atividade e deixam-nos mais preparados para encarar os desafios da carreira. Além de Wilian e Alvaro, também participaram da visita Renan Lopes, Supervisor de Turno (Triunfo HPE), Heder Moreira, Analista de Planejamento e PT Sênior (Triunfo HPE), Silvio De Mello, Analista Tec Treinamento e Operações Pl (Triunfo HPE) e Juliano Maron, Operador Técnico IV (Triunfo TSR).


Voltar