NOTÍCIAS

25/10/2017

CCC participa do VII Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos

Com o tema "Engajamento da Comunidade e ODS", Encontro ocorreu na empresa Monsanto (SP)

Nos dias 19 e 20 de outubro, aconteceu o VII Encontro Nacional de Conselhos Comunitários Consultivos, com a presença da conselheira de Nova Santa Rita, Rosemari de Almeida Herrmann, e a representante do Diálogo com a Comunidade do Polo Petroquímico, Denise Marques. O evento teve como tema “Engajamento da Comunidade e ODS” e buscou trazer conhecimentos, aprendizados e troca de experiências com conselheiros de outras cidades e estados.

O Encontro ocorreu na unidade da empresa Monsanto em São José dos Campos (SP), que trabalha com agricultura sustentável e desenvolve produtos que ajudam os agricultores a obter mais produtividade enquanto conservam recursos naturais.

Durante o evento, o Presidente Executivo da Abiquim fez o lançamento atualizado da Cartilha do CCCs. Ele comentou sobre a importância dos Conselhos e que, há 150 anos, a indústria química faz sustentabilidade.

Também houve palestra com Carlo Pereira, coordenador Executivo da Comissão Diálogo do Pacto Global da ONU, e com Sylvia Tabarim Vieira, Coordenadora da Comissão Diálogo com a Comunidade da Abiquim.

Ao longo da programação, foram ressaltados os movimentos relacionados à globalização e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As ODS são ferramentas de planejamento a médio e longo prazo, que buscam orientar políticas públicas e viabilizar o alinhamento nacional de políticas sociais, ambientais e econômicas.

No segundo dia do Encontro, foram realizadas visita à planta da empresa e Simulado de Evacuação. Segundo Rosemari, o Simulado foi uma experiência muito positiva, pois possibilitou observar de perto toda a ação. Em seguida, o técnico em segurança da empresa explicou toda a logística para casos de acidentes. Além disso, de acordo com a conselheira, no Encontro foi ressaltada a valorização da necessidade de haver CCCs nas comunidades para ser o elo com as empresas. 


Voltar