NOTÍCIAS

27/06/2016

Braskem recebe prêmio por programa de bem-estar de funcionários

O Programa Viva Sempre Bem da empresa irá receber o Prêmio Hans Selye na categoria ISMA Brasil Empresarial

O programa Viva Sempre Bem, uma iniciativa da Braskem para impulsionar a adesão a um estilo de vida mais saudável entre seus funcionários no Rio Grande do Sul, será premiado no dia 23 de junho pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA), no 18º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho. A premiação ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Criado pela equipe de Saúde Ocupacional da Braskem no RS em 2014, o Viva Sempre Bem irá receber o Prêmio Hans Selye como melhor trabalho na categoria ISMA Brasil Empresarial. O programa é baseado em um conjunto de ações que buscam aumentar a saúde e o bem-estar dos funcionários. Os resultados são medidos semestralmente através de indicadores do programa. Desde seu início, já houve uma redução de 82% dos casos de alto risco – colesterol, triglicerídeos e pressão altos – entre os participantes.

Funcionamento do programa

As atividades do programa Viva Sempre Bem estão centralizadas em uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, enfermeira e médicos, que dão todo o suporte técnico para os colaboradores que quiserem realizar mudanças comportamentais e melhorar sua qualidade de vida. Para cada colaborador, a equipe traça um plano de atividades diferente, envolvendo alimentação, atividades físicas, etc.

Na primeira etapa do programa, realizada em 2014, mais de 140 funcionários aceitaram fazer parte do desafio. Após seis meses, foram reduzidos índices de triglicerídeos, pressão arterial, colesterol total e 208 kg. Também houve um acréscimo de 61,9% nas horas semanais de atividades físicas realizadas e 25,9% no consumo de frutas e legumes durante a semana, o que resultou na redução de 82% dos casos que apresentavam fatores de alto risco.

Hoje, o programa encontra-se em sua segunda etapa dentro da Braskem no RS. Até agora, já beneficiou mais de 284 Integrantes.


Voltar