NOTÍCIAS

13/07/2017

ARLANXEO realiza Semana do Meio Ambiente

Programação contou com a participação dos vencedores do Concurso Ciclo Verde, iniciativa socioambiental da empresa junto à comunidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, as unidades da ARLANXEO Brasil em Triunfo, Triunfo HPE e Triunfo TSR, organizaram uma Semana do Meio Ambiente, que incluiu palestras, apresentação de Documentário sobre projetos socioambientais apoiados pela ARLANXEO, oficinas, além de plantio de mudas e distribuição de brindes produzidos a partir de materiais recicláveis.

Durante a semana os colaboradores de ambas as unidades tiveram a oportunidade assistir ao documentário Ciclo da Sustentabilidade, que conta a história dos projetos vencedores do Concurso Ciclo Verde 2016, iniciativa da empresa com o objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos socioambientais nas comunidades próximas à sua área de atuação.

Após as exibições, os idealizadores dos projetos conversaram com os colaboradores. 

A equipe de TSR recebeu a Cooperativa Mundo Mais limpo, que desenvolveu o projeto sobre a confecção de produtos de limpeza e velas a partir de resíduos de cozinha. Além de contar como surgiu o projeto, que contribui para ampliar a e geração de renda da Cooperativa, os colaboradores participaram de oficinas sobre a confecção desses produtos.

"Foi ótima a apresentação da oficina realizada pela Cooperativa Mundo mais Limpo sobre a transformação do óleo de cozinha em produtos de limpeza e velas. Esse projeto além de ter um cunho social, serve como inspiração para termos um maior comprometimento como cidadãos na preservação do meio ambiente", comentou do Rose Pires prestadora de serviços da SETEC Engenharia.

Já  na unidade de HPE, os funcionários tiveram oportunidade de conhecer mais de perto o Projeto Produção Orgânica e Biodiversidade, implementado na cidade de Nova Santa Rita. Com o apoio do Concurso Ciclo Verde foi montado umcentro de convivência e educação ambiental na área de assentamento rural, para que os alunos do município possam vivenciar práticas de agricultura orgânica.  Após a apresentação do projeto, os colaboradores foram convidados a realizar plantio de mudas orgânicas, chás e temperos, doadas pelo idealizador do projeto, o Sr. Olímpio, que  explicou também a importância e os benefícios destas plantas medicinais para a saúde.

"Gostei muito da palestra que falou das plantas medicinais pois a palestrante explicou o benefício de cada uma delas para nossa saúde e também como devemos utilizá-las", contou Rosana Rodrigues, da Área de Projetos de Triunfo HPE.

Melhorias ambientais

As equipes de HSEQ das unidades apresentaram iniciativas de melhorias ambientais dos sites, como o projeto de otimização da área de esgotamento para a redução de efluentes orgânicos, em HPE, que resultou na redução de 35% no consumo da água desmineralizada e geração de efluentes (resíduos) líquidos.

Já a equipe de TSR, promoveu Diálogos Diários de Meio Ambiente Especiais e palestras sobre a gestão ambiental da planta, abordando temas como gestão de resíduos sólidos, consumo de recursos naturais, além do tratamento de efluentes líquidos e gasosos produzidos durante o processo industrial.

"Gostei muito da palestra sobre nossa relação com o meio ambiente, abordando o controle e o tratamento dos resíduos sólidos, efluentes líquidos e gasosos produzidos na nossa planta e no Polo. Pude ter uma boa ideia sobre como são tratados resíduos – desde as sobras do restaurante até aqueles provenientes de nossa produção. Fiquei feliz em saber que atualmente todas as nossas emissões são bem controladas." , comentou Alexandre Flora, Gerente de Projeto da unidade de Triunfo TSR.


Voltar