NOTÍCIAS

16/12/2019

Alunos do SENAI visitam unidades de Triunfo e conhecem de perto processo produtivo da ARLANXEO

Interação entre empresa e escola amplia interesse de estudantes pela profissão de operador petroquímico

Nos dias 13 e 19 de novembro, engenheiros e supervisores de produção das unidades de ARLANXEO em Triunfo receberam a visita de alunos do curso de Técnico em Petroquímica do SENAI para compartilhar um pouco de suas experiências profissionais. Em HPE (High Performance Elastomers), onde foi realizada a primeira visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo produtivo da borracha EPDM. Já em TSR (Tire & Specialty Rubbers) os jovens aprenderam detalhes da produção e acompanharam o processo de coagulação da borracha sintética. 

“A atividade aguçou o interesse pela profissão de operador petroquímico, contribuindo muito para a formação destes alunos”, disse Jaqueline Tresoldi, coordenadora pedagógica do SENAI. Os colaboradores falaram sobre o histórico da empresa, instalações, produtos e processos de produção, turnos de trabalhos, processos de estágio e rotinas diárias do operador. Durante a visita, os estudantes conheceram a área industrial, o laboratório e a sala de controle das plantas de produção. Grande parte das operações unitárias vistas em sala de aula foram observadas nas fábricas. 

“As explicações técnicas dos especialistas da ARLANXEO contribuíram ainda mais para o entendimento dos equipamentos e do processo produtivo. Somos gratos pela recepção e pela empresa permitir esse contato mais próximo com a nossa futura profissão”, agradeceu Gabriel Stein, estudante do SENAI. Para Bruno Capriolli, também aluno da instituição de ensino, a visita e o atendimento dado pela ARLANXEO foram excelentes. “Alguns de nós nunca tinham visitado uma planta do polo petroquímico. Depois dessa experiência, posso afirmar que eu e meus colegas estamos certos de que escolhemos a área certa”, reconheceu. 

A ARLANXEO acredita que a interação entre empresa e escola é fundamental para o processo de aprendizagem desses futuros Técnicos em Petroquímica. Depois de caminharem no campo, seguirem as normas de segurança, recolherem pequenas amostras e acompanharem leituras reais apresentadas nos painéis, os jovens retornam para a sala de aula compreendendo melhor o verdadeiro sentido da palavra Operação.


Voltar