NOTÍCIAS

19/10/2018

AECO ganha horta comunitária com união de associados e voluntários da Braskem

Empresa doou ferramentas e mudas para a Associação de Triunfo

O reforço foi chegando aos poucos: um trator mexeu a terra, a prefeitura forneceu o adubo e a Braskem doou as ferramentas e as mudas. Só faltava a união de voluntários da empresa e dos membros da Associação Ecológica dos Recicladores da Ponte Seca (AECO) para transformar um espaço ocioso ao lado do galpão de reciclagem em uma horta comunitária. O calor era intenso, mas, com a colaboração de todos, a horta foi ganhando forma.

Foram plantadas cerca de 80 mudas no mutirão, organizado como uma atividade de voluntariado dos Integrantes da Braskem. Antes mesmo do plantio, os recicladores já estavam empolgados com a ideia de cultivar as verduras e hortaliças que tornarão a alimentação das mais de 20 famílias que integram a associação mais saudável: armaram uma cerca para impedir a entrada de animais e organizaram uma escala para que as plantas sejam regadas diariamente.

O secretário de Meio Ambiente de Triunfo, Marco Aurélio Oliveira Ferreira, participou do plantio e destacou o poder transformador da mobilização da sociedade em torno de um objetivo em comum, que beneficia tanto os associados da AECO quanto o meio ambiente. Visão partilhada pelos associados, que ficaram muito contentes com o resultado da horta e com a possibilidade de dar continuidade aos cuidados agora que as ferramentas para o cultivo estão disponíveis na AECO, segundo a presidente da AECO, Andreia da Silva Alves.

A AECO atua na separação e reciclagem de resíduos há 18 anos em Triunfo. São 21 associados que processam 36 toneladas por mês. Além de colaborar com a sustentabilidade ao diminuir o volume de material descartado e promover a reutilização de matéria-prima, a Associação constitui uma importante fonte de renda para famílias da região.


Voltar