NOTÍCIAS

22/03/2019

22/03: Fábrica de Gaiteiros e Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul fazem show gratuito em Nova Santa Rita

Apresentação que une projetos de transformação social através da música tem apoio da Braskem

Com o objetivo de reunir dois projetos que acreditam na transformação social através da música, Renato Borghetti e Telmo Jaconi, músicos consagrados e nomes à frente da Fábrica de Gaiteiros e da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, resolveram juntar as turmas para três shows inéditos. As cidades de Nova Santa Rita, Porto Alegre e Triunfo vão receber apresentações gratuitas viabilizados pela LIC – Lei de Incentivo à Cultura / RS com o patrocínio da Braskem.

 

O primeiro show, no dia 22 de março, será às 20h no Centro de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita. A apresentação será dividida em três momentos: no primeiro, Renato Borghetti e a Fábrica de Gaiteiros executam músicas como Brincando com a Dora e Pedra no Sapato; logo depois, a Orquestra Jovem do RS, comandada por Telmo Jaconi, apresenta Céu, Sol, Sul, Canto Alegretense, Querência Amada, entre outras músicas tradicionais gaúchas. Para encerrar o espetáculo, sobem ao palco Renato Borguetti, a Orquestra Jovem do RS e os Gaiteirinhos. Juntos, vão executar as músicas Merceditas, Barra do Ribeiro, Minuano e Milonga para as Missões.

 

Telmo Jaconi ressalta a importância de projetos como esse e fala da importância de unir forças em prol de crianças e adolescentes “São dois projetos que se juntam para potencializar a inclusão social de jovens por meio da música, e utilizar a cultura como agente transformador de vidas”, analisa o maestro.

 

As cidades de Porto Alegre e Triunfo também receberão o espetáculo. Em POA, o show será no dia 26 de março no Teatro São Pedro. Em triunfo está agendado para dia 05 de abril no CTG Estância da Vendinha.

 

A Fábrica de Gaiteiros é um projeto comandado por Renato Borghetti voltado à educação musical de crianças e jovens de sete a quinze anos. Além do ensino de música, os alunos aprendem a fabricar acordeões de oitos baixos de forma sustentável, já que são confeccionados com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.

 

A OJRS tem o objetivo de proporcionar a inclusão social de jovens através da música. Alunos da rede pública de ensino na faixa etária de 10 a 24 anos formam o público alvo que aprende a tocar os instrumentos que compõe uma orquestra. Além do ensino da música, o projeto oferece conhecimentos como ética e cidadania, educação ambiental, higiene, imagem pessoal, promoção da qualidade de vida e empreendedorismo. 

O QUÊ: Apresentação conjunta de Renato Borghetti, Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e Fábrica de Gaiteiros.    

QUANDO: sexta-feira, dia 22/03, às 20h.

ONDE: Centro de Eventos Olmiro Brandão, em Nova Santa Rita (Estrada do Passito – CEP: 92480-000).

QUANTO: entrada franca 


Voltar